quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Syrtis Major - O misterio do solo marciano

Syrtis Major espelha toda a história da mudança idéias na exploração de Marte. Foi a primeira marca registrada da Terra, espiado por Huygens em 1659 em 28 de novembro (a data destinada a aparecer novamente na história do planeta, 305 anos mais tarde, como a data de lançamento da primeira sonda a Marte sucesso, Mariner 4) . Huygens esboçou um triângulo irregular escuro apontando para o norte-sobre tudo o que podia ver em Marte com o seu telescópio bruto. Quando a próxima geração de observadores telescópicos começou a mapear manchas mais escuras em Marte, triângulo escuro Huygens era tão proeminente que todos os primeiros observadores podiam ver. Mais tarde observadores cronometrado quando Syrtis Terra Maior enfrentou e então calculado todo o caminho de volta para horários Huygens do mesmo fenômeno, o que lhes permitiu calcular o período de rotação de Marte com extrema precisão. Por esta razão, alguns astrônomos apelidaram o Mar Hourglass.

Se as áreas escuras são simplesmente cascalhos mais escuras e as áreas claras são em pó, ferrugem-resistido poeira e areia, então porque não ter o marciano acaba misturado os materiais escuros e claros para a produção de um planeta uniformemente bronzeado? Por que não ter as rochas escuras tudo foi coberto por poeira brilhante pelo vento? As respostas parecem estar em uma competição permanente entre resistência da rocha antiga, que produz poeira, luz e produção de frescos, superfícies rochosas escuros (por exemplo, por erupção de lavas).

A área de baixa densidade de crateras tornando-se mais de Syrtis Major é uma enorme montanha, baixo cônica subindo cerca de 2 quilômetros para as caldeiras de cúpula. Esta descoberta oferece uma pista sobre por que Syrtis Major fica escuro. A cor marrom cinza escuro vem do lava basáltica que compõem grande parte do vulcão. Tão rápido quanto isso pode ser resistida ao brilhante solo vermelho pelo vento, gelo, umidade, ou outros agentes atmosféricos, os fortes ventos predominantes explodir os solos, expondo basalto mais fresco. Em tempos modernos geológicos, pelo menos, Syrtis Major é uma área de auto-renovação escuro com mutáveis ​​empoeirados depósitos windblown arrastando em várias direções, variando em forma um pouco de década para década no capricho do vento.

Nenhum comentário: