quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Cydonia - Marte


Camadas enormes de material formaram em algumas áreas de Marte, e em alguns lugares eles foram despojados de novo. Isso se aplica mais amplas regiões de Marte, onde os restos erodidos de antigos depósitos sedimentares agora como mesas isoladas. A fronteira de terras altas do sul e do norte da planície planície está cheia deste tipo de terreno, como se as terras altas foram erodidos para trás e dissecado em planaltos e vales. Um exemplo notório é uma extensão de planícies e colinas isoladas, quebrados chamada Cydonia, depois de um antigo porto na ilha de Creta.

Cydonia está em cerca de latitude 32 ° N e 42 ° N, onde as terras altas de crateras da Terra Meridiani e Arábia dividir-se em planícies mais baixas de Acidalia e Chryse. Quebra-se é um termo adequado. A área é um pouco como terreno caótico megascale, onde as terras altas velho e depósitos de sedimentos foram esculpidas em blocos, talvez por fraturamento combinado e erosão hídrica. Algumas das planícies do norte pode ter sido seafloors antigos ou leitos de lagos, cobertos por sedimentos e depois lavas acumulando centenas de metros de profundidade. Mais tarde, essas camadas começou a ser retirado, deixando montes remanescentes. O que vemos agora são massas remanescentes de sedimentos em camadas espalhadas por toda a área, muitas vezes mostrando planos, camadas de cúpula resistentes, ou CapRock. Muitas vezes, podemos ver que a camada de capa rochosa é uma superfície de crateras de idade, provando que as superfícies de cúpula antigos, assim, marcar fragmentos preservados de sequeiro, uma vez planícies extensas crateras algumas centenas de metros acima da superfície presente. Estas planícies deve ter sido exposto para centenas de milhões de anos para acumular a densidade cratera observado antes de erosão cortado em-los e reduzi-los para mesas independentes. Algumas das camadas pode ser CapRock lava velhos que se formaram em superfícies mais fracos, o que explicaria a sua resistência à erosão. Entre algumas das outras mesas, a camada caprock erodiu através, produzindo cimeiras mesa com rochedos quebrados, poços, e pedregulhos.

A geografia não é diferente da área de Four Corners do sudoeste americano, onde o Planalto do Colorado corroeu volta, deixando mesas isoladas, muitas vezes cobertos por camadas Caprock resistentes, como as famosas mesas de Monument Valley, imortalizados em qualquer número de início filmes de faroeste.


O frenesi de Rosto

A área de Cydonia tem sido objecto de uma perda de tempo, deliberadamente orquestrada e frenesi pseudocientífica sobre uma das mesas. Acima de tudo, o incidente ilustra as fraquezas da vida do século XX, na presença dos meios de comunicação poderosos, mas medíocre. Tudo começou em 1970, quando as câmeras Viking fotografou uma das mesas mais erodidas Cydonian em um momento do dia em que sombras na cúpula bruto produzido um padrão de rosto-como petróleo bruto, com duas pequenas sombras fazendo os olhos, e sombra vale mais fazendo outra uma boca. Sacode na equipe Viking, seguindo tendência cientistas planetários 'apelidos para lunáticos, nomeou esta colina a Face em Marte.

O problema foi que um bando de editores de tablóides, promotores e naturalistas amadores tomou este apelido a sério ... ou fingiu.

O que as pessoas esqueceram no frenesi rosto é que a erosão muito comumente produz formações geológicas que sob iluminação certa ou em ângulos de visão parecem certos rostos, bebês, caveiras, ou outras características similares. De fato, inúmeras formações na Lua já são conhecidos por observadores amadores por apelidos diferentes. Certos observadores telescópicos em 1800 ainda trabalhou-se até sobre uma cidade supostamente lunar com bastiões-que retangulares acabou por ser apenas uma massa de colinas com falhas. Você só precisa olhar para o design para o trimestre de 2000 americano de New Hampshire para ver um recurso americano famoso natural, o Velho da Montanha. Este perfil de penhasco modesto de carrega uma semelhança com o rosto enrugado de um senhor mais velho. No entanto, ninguém afirma que alienígenas estavam correndo ao redor da Nova Inglaterra um milhão de anos atrás!


Nenhum comentário: