quarta-feira, 24 de outubro de 2012
Nirgal Vallis - Faixas na areia
Nirgal Vallis foi um dos primeiros canais de ser reconhecido, quando a Mariner 9 realizado o primeiro mapeamento orbital em 1972. Mapeados como Hesperian em idade, acaba de Noé em idade planaltos cheios de crateras apenas algumas centenas de quilômetros a oeste da grande via fluvial. Ele tem uma aparência impressionante, diferente da maioria dos outros canais de escoamento. O canal bem definido principal tem curtas, curtas tributários que se estendem até o deserto de cada lado e termina abruptamente. O sistema tributário não é dendrítica, no sentido de olhar como uma árvore frondosa, mas sim, os afluentes parecem pequenos ramos coladas sobre uma haste principal. Este padrão de vales laterais grossas não é típico de drenagem da água de escoamento através de uma superfície alargada, como em redes de vales, nem se ajusta ao padrão de um canal tal como a Ares Vallis, onde a água parece ter origem, principalmente, numa zona fixa de colapsada , terreno caótico. Que fonte de água, então, explica o padrão de canal que erodiu Nirgal Vallis?
O padrão observado em Nirgal Vallis é reconhecível na Terra em vales que têm crescido por um processo chamado de águas subterrâneas minando. Lembre-se que, assim como gelo no solo refere-se ao gelo subterrâneo, a água subterrânea se refere a água subterrânea. É o oposto de água de superfície, ou escoamento de chuva intensa ou neve derretida. Como usado na Terra, minando refere-se a um processo de colapso gradual da margem de um rio ou encosta como vazamentos de água subterrânea para fora. Imagine uma mola no lado de uma colina. Água escorre para fora da primavera e corrói um rego pequeno. Aos poucos, a água leva embora as partículas do solo, comer de volta para a pista e remover o suporte para a encosta acima da mola. Que parte do morro pode desabar. A primavera é enterrado no início, mas aos poucos a água trabalha o seu caminho para fora, formando uma nova primavera e iniciar o processo novamente. A água continua corroendo mais para trás no morro. Portanto, a água subterrânea sapping pode ampliar um vale sem qualquer tempestade ou de pleno direito escoamento floodlike.
Areia e poeira tendem a se acumular em Marte baixos pontos cratera-pisos, canyons, vales e rios. Uma vez que sopra um grão de areia sobre uma borda em uma depressão, como um vale ou uma cratera, é difícil obtê-lo de volta. Como resultado, Nirgal Vallis mostra uma pista impressionante de dunas em execução no centro do leito antigo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário