sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Olympus Mons

Olympus Mons ( Latin para o Monte Olimpo ) é um grande vulcânica da montanha do planeta Marte . A uma altura de quase 22 km (14 milhas), é uma das montanhas mais altas no Sistema Solar e mais de duas vezes tão alto quanto o Monte Everest , a montanha mais alta da Terra. Olympus Mons é o mais jovem dos grandes vulcões em Marte, tendo se formado durante a Marte Período da Amazônia .Olympus Mons tinha sido conhecido por astrônomos desde o século 19 como o recurso de albedo Nix Olympica (latim para "Snows of Olympus"). Sua natureza montanhosa era suspeito bem antes de sondas espaciais confirmaram a sua identidade como uma montanha. [

O vulcão está localizado no hemisfério ocidental de Marte em cerca de 18,4 ° N 226 ° E ,apenas fora da borda noroeste da Tharsis bojo.A porção oeste do vulcão situa-se no quadrilátero Amazonis (MC-8) e as porções central e oriental no adjacente quadrangle Tharsis (MC-9).Duas crateras de impacto em Olympus Mons foram atribuídos nomes provisória pela IAU . Eles são os 15,6 km (10 mi) - diâmetro Karzok cratera ( 18 ° 25'N 131 ° 55'W ) e do km 10,4 (6 milhas) de diâmetro Pangboche cratera ( 17 ° 10'N 133 ° 35'W ). As crateras são notáveis ​​por serem duas das várias áreas de origem suspeita para shergottites , a classe mais abundante de meteoritos marcianos .

Descrição geral

Olympus Mons é um vulcão escudo , similar na morfologia à grandes vulcões que compõem a ilhas havaianas . O edifício é de cerca de 600 km (370 milhas) de largura e fica quase 22 km (14 milhas) acima da planície circundante (pouco mais de duas vezes a altura de Mauna Kea , medida a partir de sua base no fundo do oceano) . O cume da montanha tem seis aninhados caldeiras (crateras colapso) formando uma depressão irregular 60 × 80 km (37 × 50 mi) em e até 3,2 km (2,0 milhas) de profundidade. borda do vulcão externa consiste de uma escarpa , ou penhasco, até 8 km (5,0 milhas) de altura, uma característica única entre os vulcões de Marte. Olympus Mons cobre uma área aproximadamente do tamanho de Arizona .

Sendo um vulcão escudo, Olympus Mons tem um perfil muito baixo. A inclinação média nos flancos do vulcão é de apenas 5 °. Encostas são as mais altas perto da parte central dos flancos e crescer mais raso em direção à base, dando um dos flancos côncavos perfil ascendente. A forma de Olympus Mons é claramente assimétrica. Seus flancos são mais rasos e se estendem mais longe da cúpula na direção noroeste do que eles fazem para o sudeste. Forma do vulcão e do perfil ter sido comparado a um "circo", realizado por um único pólo que é deslocado para fora do centro.

Por causa do tamanho do Monte Olimpo e suas encostas rasa, um observador de pé na superfície marciana seria incapaz de ver todo o perfil do vulcão, mesmo de uma grande distância. A curvatura do planeta e do vulcão teria uma visão tão obscura sinópticos. Da mesma forma, um observador perto do cume seria desconhecer em pé sobre uma alta montanha, como a inclinação do vulcão se estenderia além do horizonte, um mero 3 km de distância.

A pressão atmosférica típicas no topo do Monte Olimpo é de 72 pascal , cerca de 12% da pressão média da superfície marciana de 600 pascal. Ambos são extremamente baixos para os padrões terrestres. Em comparação, a pressão atmosférica no cume do Monte Everest é 32.000 pascal, ou cerca de 32% do nível da terra do mar pressão. Mesmo assim, de alta altitude nuvens orográficas são freqüentemente observadas sobre o Olympus Mons cúpula, e no ar poeira marciana ainda está presente. Embora a pressão média da superfície marciana atmosférica é inferior a um por cento da Terra, o muito menor gravidade em Marte aumenta a atmosfera de altura escala , em outras palavras, a atmosfera de Marte é inchado e não cair em densidade com a altura tão nitidamente que o da Terra.

Olympus Mons é um local de desembarque improvável para as sondas espaciais automatizadas em um futuro próximo. A grandes altitudes impede pára-quedas assistida pousos por causa da espessura da atmosfera insuficiente para desacelerar a nave para baixo. Além disso, a Olympus Mons está localizado em uma das regiões mais empoeirados de Marte. Um manto de poeira fina cobre grande parte do terreno, obscurecendo a base subjacente (amostras de rocha pode ser difícil de encontrar). A camada de poeira também provável causar problemas graves de manobra para rovers.

Mapa topográfico de Olympus Mons
Olympus Mons (topo) e do arquipélago do Havaí (parte inferior), na mesma escala.
Mars Global Surveyor imagem de nuvens sobre Tharsis . Olympus Mons é no canto superior esquerdo.

Nenhum comentário: