A Mars 2 e Mars 3 missões consistia em naves espaciais idênticas, cada uma com um módulo de bus / orbital e um anexo de descida / módulo lander. Os principais objetivos científicos da sonda orbital Mars 3 foram para a superfície da imagem marciano e nuvens, determinar a temperatura em Marte, o estudo da topografia, composição e propriedades físicas da superfície, as propriedades de medida da atmosfera, monitor de radiação solar, o vento solar e interplanetário e campos magnético marciano, e agir como um relé de comunicações para enviar os sinais da sonda para a Terra.
Espaçonave e Subsistemas
O orbiter ligado / ônibus e módulo de descida tinha uma massa de cerca de 4650 kg no lançamento (incluindo combustível) e foi de 4,1 metros de altura, 5,9 metros entre as duas asas do painel solar, e tinha um diâmetro de base de 2 metros. A massa do ônibus orbiter / foi de cerca de 3440 kg totalmente abastecido, ea massa alimentada do módulo de descida / lander foi de cerca de 1210 kg. O sistema de propulsão estava situada na parte inferior do corpo cilíndrico e naves espaciais foi o principal elemento estrutural da nave. Ela consistia de um tanque de combustível cilíndrico dividido em compartimentos separados para o combustível e oxidante. A parte central do corpo principal foi composta principalmente por este tanque de combustível. O motor foi montado em um gimbal na superfície inferior do tanque. O módulo de descida foi montado em cima do ônibus orbiter. Os dois painéis solares estendidos dos lados do cilindro e um diâmetro de 2,5 metros parabólica de alto ganho da antena de comunicações e radiadores também foram montadas ao lado. Telemetria foi transmitida pela sonda em 928,4 MHz. Os instrumentos e sistema de navegação foram localizados em torno do fundo da embarcação. Antenas para comunicação com a sonda foram afixados os painéis solares. Três antenas de baixa potência direcional estendida do corpo principal perto da antena parabólica.
Instrumentação Científica
Para experiências científicas (a maioria montada em um compartimento hermeticamente fechado), a Mars 3 ônibus orbital realizado: um radiômetro de infravermelho 1 kg com um 8 - a 40 mícron faixa para determinar a temperatura da superfície marciana a -100 graus C; um fotômetro para realizar uma análise espectral por absorção de água na atmosfera as concentrações de vapor na linha de 1,38 mícron, um fotômetro infravermelho; um fotômetro ultravioleta para detectar hidrogênio atômico, oxigênio e argônio, um sensor de Lyman-alfa para detectar hidrogênio na atmosfera superior, uma faixa visível fotômetro cobrindo seis faixas estreitas entre 0,35 e 0,70 microns; um instrumento radiotelescópio e radiômetro para determinar a refletividade da superfície e da atmosfera no visível (0,3 a 0,6 microns) eo rádio-refletividade da superfície na faixa de 3,4 centímetros eo dielétrico permeabilidade para dar uma estimativa de temperatura para uma profundidade de 35 a 50 cm abaixo da superfície, e um espectrômetro infravermelho para medir a 2,06 micron de carbono banda de absorção de dióxido de, permitindo uma estimativa da abundância ao longo de uma linha de visão para determinar a espessura óptica do atmosfera e, portanto, o relevo da superfície.
Além disso, a embarcação levava uma unidade phototelevision com uma 350 mm de comprimento focal da câmera 4 graus de ângulo estreito e uma 52 milímetros de comprimento focal da câmera grande angular, no mesmo eixo e ter vários filtros de luz, incluindo vermelho, verde, azul e UV. O sistema de imagem retornou 1000 x 1000 fotos elemento digitalizado com uma resolução de 10 a 100 metros por fac-símile após o desenvolvimento de um laboratório automático a bordo. Experimentos ocultação de rádio também foram realizadas quando as transmissões passaram comunicações através da atmosfera marciana em que a refração dos sinais deu informações sobre a estrutura atmosférica. Durante o vôo a Marte, foram feitas medições de raios cósmicos galácticos e radiação corpuscular solar. Oito separado sensores de ângulo estreito plasma eletrostática estavam a bordo para determinar a velocidade, temperatura e composição do vento solar na faixa de 30 a 10 mil eV. Um magnetômetro de três eixos para medir a interplanetárias e campos de Marte foi montado em um boom que vai de um dos painéis solares. O orbitador Mars 3 também realizou um experimento de fabricação francesa, que não foi realizada em Marte 2. Chamado Spectrum 1, o instrumento de medida da radiação solar em comprimentos de onda métrica em conjunto com a Terra baseados em receptores para estudar as causas de explosões solares. O Spectrum 1 antena foi montada em um dos painéis solares.
Perfil Missão
Mars 3 foi lançado para Marte a partir de um Sputnik Tyazheliy (71-049C) Terra plataforma orbital. A correção no meio do percurso foi feita em 08 de junho. O módulo de descida (71-049F) foi lançado às 09:14 UT em 2 de Dezembro de 1971, 4 horas 35 minutos antes de chegar a Marte. O módulo de descida entrou na atmosfera marciana a cerca de 5,7 km / s. Através de frenagem aerodinâmica, pára-quedas, e retro-foguetes, a sonda conseguiu uma aterragem suave a 45 S, 158 W e iniciou suas operações. No entanto, após 20 seg os instrumentos pararam de funcionar por razões desconhecidas, talvez como resultado das tempestades de poeira da superfície maciça raging no momento da aterrissagem. Enquanto isso, o satélite havia sofrido de uma perda parcial de combustível e não têm o suficiente para colocar-se em uma órbita horas planejados 25. O motor, em vez realizada uma queimadura truncado para colocar a nave em um dia 12 de comprimento, 19 órbita período de uma hora sobre Marte com uma inclinação pensado para ser semelhante ao de Marte dois (48,9 graus). A Mars 2 e 3 sondas enviadas de volta um grande volume de dados relativos ao período de dezembro de 1971 a março de 1972, embora as transmissões continuaram até agosto. Foi anunciado que a Mars 2 e 3 haviam concluído suas missões por 22 de agosto de 1972, depois de 362 órbitas completadas por Mars 2 e 20 órbitas de Marte por três. As sondas enviadas de volta um total de 60 fotos. As imagens e os dados revelaram montanhas tão altas quanto 22 km de hidrogênio atômico, e oxigênio na atmosfera superior, temperaturas da superfície variando de -110 C a 13 C, pressões de superfície de 5,5 a 6 mb, as concentrações de vapor d'água 5000 vezes menos do que em Terra atmosfera, a base da ionosfera a partir de 80-110 km de altitude, e grãos de tempestades de poeira tão alto quanto 7 km na atmosfera. Os dados permitiram a criação de mapas de relevo da superfície, e deu informações sobre a gravidade de Marte e os campos magnéticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário