A investigação analisou possíveis razões técnicas para a perda da sonda e as lições aprendidas que podem beneficiar todas as missões futuras.
A equipe mantém a sua crença de que uma atmosfera mais fina do que o esperado pode ter frustrado um pouso controlado.
O laboratório de robótica foi projetado para pesquisar Marte sinais de vida.
O último contato foi uma imagem de Beagle tomada pela sua nave mãe, a Mars Express, em 19 de Dezembro.
Meu pesadelo é que Beagle é ali sentado na superfície de Marte ainda está tentando falar com a gente e, por causa de um cabo quebrado, não é Dr Mark Sims |
Apesar de muitas tentativas para localizar a sonda - por sobrevoar naves espaciais e telescópios terrestres - nenhum sinal de que, nem mesmo quaisquer destroços, foi detectado.
"A verdadeira razão para fazer isso [relatório] foi a de colocar a análise para baixo, para fazer uma crítica do que fizemos, para colocar as lições aprendidas para baixo para possibilidades futuras", Dr Mark Sims, Beagle 2 é administrador da missão, disse à BBC.
"Espero que a Europa e no Reino Unido vai voltar a Marte rapidamente."
Condições inesperadas
O inquérito interno levou a um documento muito técnico 288 páginas, que entra em todos os aspectos do projeto da missão e execução.
O que aconteceu com Beagle 2, enquanto se dirige para Marte? |
Ao contrário do sucedido EUA rovers agência espacial - o móvel "geólogos" Spirit e Opportunity - Beagle não tinha meios de contactar a Terra a partir do momento em que deixou sua nave-mãe, até o ponto que era suposto para abrir sua antena na superfície marciana.
Se tivesse sido capaz de feed back algumas informações, uma vez que correu na atmosfera marciana a 5 km / s, a equipe do Beagle pode agora ter uma idéia melhor de qual aspecto da seqüência de entrada / descida / aterragem deu errado.
Como é, os cientistas e engenheiros ficam com a suspeita de que sua sonda entrou em choque com uma atmosfera de Marte que era mais fino do que aquele para o qual eles tinham planejado.
Análise posterior dos dados obtidos pela sonda Mars Express e os rovers indica os cientistas planetários ainda tem muito a aprender sobre o comportamento do ar do Planeta Vermelho.
O último contato: Beagle visto se afastando da Mars Express |
A fina atmosfera ou mesmo bolsas de ar teria resultado na nave espacial viajando muito rápido quando se aproximava da superfície, seu pára-quedas e air bags teria falhado para abrir com o tempo suficiente para permitir um pouso suave.
É possível, diz o relatório, Beagle atingiu a superfície em algum 200m / s, gouging uma cratera de 5-6m de largura. A sonda teria sido totalmente destruída.
Mas nenhuma evidência fotográfica para tal uma cratera na elipse de aterragem ainda não foi encontrada e até que seja, a equipe não pode realmente ter certeza o que aconteceu com seu robô.
"Meu pesadelo é que Beagle é ali sentado na superfície de Marte ainda está tentando falar com a gente e, por causa de um cabo quebrado, não é", disse Sims.
Outra chance
Um relatório da Agência Espacial Europeia (Esa), em maio, disse a má gestão da missão devem compartilhar parte da culpa por sua falha. Ele também disse que não deveria ter sido mais testes de sistemas e componentes.
Mas o professor Colin Pillinger, cientista chefe do Beagle, é robusto em sua defesa da equipe. "Eu vou defender até meu último suspiro a gestão deste projeto", disse ele.
" Eu disse que poderíamos ter feito mais testes; em missões espaciais você sempre pode fazer mais testes ... mas você pode gastar uma quantidade infinita de dinheiro, fazer todos os testes que você gosta, você ainda não pode eliminar todos os riscos de desembarque em Mars ".
Como com a comissão de inquérito Esa, há um reconhecimento de que foi um erro tratar Beagle como um add-on "instrumento" para a principal missão Mars Express. É um modelo que ninguém quer repetir.
Professor Pillinger pediu aos americanos se eles podem ajudar com um follow-up |
A equipe espera que o pacote de alguma forma Beagle instrumento - universalmente aceito para ser inovador - pode ser feita novamente.
Professor Pillinger pediu a agência espacial dos EUA se ele iria pensar em incorporar uma carga de Beagle em 2009 o seu Mars Science Laboratory - uma missão rover grande que seria cair sobre a superfície por um "Skycrane".
"[Eles poderiam] tirar Beagle to Mars, deixe-a na superfície e ir embora para continuar sua missão.
"Se a Nasa realmente queria obter o benefício de que eles poderiam usar seus rover para pegar amostras para dar a Beagle. Se eles estavam inclinados, eles também poderiam voltar e avançar Beagle.
"Tudo isso seria uma boa prática para quando alguém quer trazer de volta amostras para a Terra."
Fonte:http://news.bbc.co.uk/2/hi/science/nature/3591748.stm
Nenhum comentário:
Postar um comentário