sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Imagem detalha formação de novas estrelas em galáxia perto da Terra

RIO - Astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO) obtiveram a mais detalhada imagem da galáxia espiral NGC 253 e descobriram que ela está passando por um intenso processo de formação de novas estrelas. Localizada a 11,5 milhões de anos-luz da Terra na direção da constelação do Escultor, a galáxia é uma das mais brilhantes do céu e facilmente observável com binóculos, só perdendo em brilho para a gigantesca Andrômeda, vizinha mais próxima da Via Láctea.

Utilizando o telescópio de rastreamento VST (sigla do inglês VLT Survey Telescope), os cientistas observaram que o surgimento de novas estrelas se dá por toda a galáxia e classificaram-na como uma "galáxia de formação estelar explosiva". Os muitos pontos brilhantes que polvilham a imagem são verdadeiros berçários estelares, onde estrelas jovens e quentes começam a brilhar. A radiação emitida por estas "bebês" gigantes azuis e brancas faz brilhar intensamente as nuvens de hidrogênio ao seu redor (em verde na imagem).

Em 2009, O VLT e o telescópio espacial Hubble mostraram que a NGC 253 abriga em seu centro um buraco negro supermassivo com propriedades muito semelhantes às do buraco negro que se esconde no centro da Via Láctea. A imagem ampliada não só dá aos cientistas a possibilidade de inspecionar detalhadamente a formação estelar nos braços em espiral da galáxia como também revela uma rica tapeçaria de fundo, composta por galáxias muito mais distantes que a NGC 253.

Nenhum comentário: