A cápsula "Maven" da Nasa decolou nesta segunda-feira sem complicações do Cabo Canaveral, na Flórida, a bordo do foguete "Atlas 5", rumo a Marte, para estabelecer por que grande parte dos gases que formavam a atmosfera do planeta vermelho se perderam no espaço.
A chegada da "Maven" (sigla em inglês de "Evolução Atmosférica e Volátil de Marte"), à órbita marciana, está prevista para o final de setembro de 2014, informou a agência especial americana.
Uma vez no exterior de Marte, "Maven" demorará cinco semanas para acoplar-se à órbita e, em seguida, começará uma missão principal que se prolongará durante um ano.
"As missões prévias proporcionaram muitas evidências que em Marte houve água em estado líquido, mas agora é um planeta frio e desértico", disse o pesquisador principal da "Maven", Bruce Jakosky, em declarações ao canal de televisão da Nasa.
O objetivo desta missão é investigar a evolução da atmosfera marciana e suas interações com o Sol ao longo da história para descobrir os motivos pelos quais perdeu grande parte dos gases que a formavam e que transformaram o planeta vermelho em um deserto frio.
Jakosky declarou que as primeiras informações desta missão estarão disponíveis no início de 2015, porque espera que os cientistas demorem algumas semanas para processar a informação recolhida pela cápsula. EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário