O porta-voz do Comitê de Tecnologia Espacial da Coreia do Norte disse neste domingo à agência oficial de notícias "KCNA" que poderia o lançamento de um foguete de longo alcance que o regime deve realizar nos próximos dias poderia ser adiado.
"Nossos cientistas e técnicos estão examinando seriamente a questão de reajustar a data escolhida para o lançamento por alguma razão", explicou o porta-voz à agência estatal, sem apresentar mais dados a respeito.
No dia 1º de dezembro o regime comunista anunciou que lançaria um foguete Unha-3 entre os dias 10 e 22 de dezembro de sua base de Dongchang-ri (noroeste), onde os técnicos finalizavam preparativos para carregar o combustível antes de lançar o projétil, que já está montado na plataforma.
Por sua vez, uma fonte do Governo sul-coreano citada pela agência "Yonhap" disse que Pyongyang pensa em atrasar o lançamento por "problemas técnicos" que se deduzem dos "sinais anormais" verificados desde sábado à tarde em Dongchang-ri através de imagens via satélite, embora não tenha acrescentado mais detalhes.
O regime norte-coreano assegura que a operação é pacífica e pretende pôr em órbita o satélite Kwangmyonsong-3.
No entanto, Coreia do Sul, Estados Unidos e seus aliados acham que na realidade o lançamento esconde um teste relacionado com tecnologia de mísseis balísticos, o que violaria duas resoluções da ONU que proíbem Pyongyang de efetuar atividades deste tipo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário